Perguntas que você deve fazer ao seu cirurgião plástico antes de qualquer Cirurgia Plástica!

As cirurgias plásticas, assim como todo procedimento médico, são um assunto muito sério, por isso, essa não é uma decisão para se tomar de forma leviana.

É importante que antes da sua cirurgia você faça uma pesquisa completa e se informe sobre tudo que precisa saber antes de decidir se submeter a qualquer procedimento cirúrgico. 

Uma das partes mais importantes desse processo é a consulta com o médico-cirurgião, oportunidade ideal para fazer perguntas e obter todas as informações necessárias para tomar a decisão certa para você.
As consultas são tão importantes, que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica organizou um roteiro básico de perguntas a se fazer ao cirurgião antes da cirurgia:

  • O médico é membro ativo da SBCP?
  • Foi treinado na área de cirurgia plástica?
  • Quantos anos de treinamento em cirurgia plástica ele tem?
  • Em quais hospitais ou clínicas atua?
  • Quantos procedimentos do tipo já realizou na carreira?
  • Essa cirurgia é adequada para mim?
  • Como será feita a cirurgia? Onde?
  • Quanto tempo levarei para me recuperar?
  • Quais os riscos da cirurgia?
  • Como serão contornadas as eventuais complicações?

Mas, além destas, outras informações são relevantes, por isso, preparamos um pequeno roteiro, com algumas perguntas que você deve fazer ao seu médico antes de qualquer cirurgia plástica, confira abaixo:

Quais são as opções de cirurgia plástica disponíveis?

É importante saber quais são as opções disponíveis e como elas podem ajudar a atingir seus objetivos. Discuta com seu médico as diferentes opções e escolha aquela que melhor atende às suas necessidades e expectativas.

Eu estou apto para fazer a cirurgia?

A aptidão física para ser submetido à operação é uma das questões mais importantes. Por isso, antes de qualquer intervenção cirúrgica, é necessário realizar uma série de exames pré-operatórios, como testes laboratoriais, radiológicos e também exame físico. Isso fornece ao médico informações relevantes sobre sua saúde, e só assim ele poderá te responder se você de fato está pronto para passar pelo procedimento.

Quais são os riscos e complicações associados à cirurgia plástica?

Discutir quaisquer possíveis riscos ou complicações associados à cirurgia com o seu médico é extremamente importante, pois, isso te ajuda a entender: o que pode dar errado, quais são as chances de isso acontecer e quais medidas serão tomadas em tais circunstâncias.

Qual é sua experiência em cirurgia plástica?

Essa pergunta te ajuda a se certificar que o seu médico é qualificado e experiente na área em que você está considerando a cirurgia. Pergunte sobre sua formação e certificações, além de revisar o portfólio de cirurgias que eles já realizaram.

Posso ver fotos antes e depois de outras cirurgias plásticas que você realizou?

Ver fotos antes e depois de outras cirurgias plásticas pode te ajudar a entender melhor o que esperar. Você também pode discutir quais resultados são possíveis, ou não, de serem alcançados.

Quais são os medicamentos que eu posso tomar e os que devo evitar antes e depois da cirurgia?

É fundamental informar ao médico sobre qualquer medicamento que você utilize, bem como tirar dúvidas sobre quais remédios estão liberados e quais devem ser evitados tanto antes, quanto depois da cirurgia.

Qual é o processo de recuperação e quanto tempo levará para me recuperar completamente?

É importante compreender e se preparar para o período de recuperação. Todo procedimento exige um certo tempo de internação e também para retomar as atividades normais, como tomar banho, dirigir, fazer exercícios, voltar ao trabalho, etc. Além disso, é importante saber quais medidas de cuidado pós-operatório você precisará seguir, como cuidados com a cicatriz, por exemplo.

Esses cuidados são indispensáveis para garantir uma recuperação segura e rápida.

Qual é o custo total da cirurgia e quais são as opções de pagamento disponíveis?

O planejamento financeiro é etapa indispensável na preparação para sua cirurgia, por isso, você precisa conhecer todos os custos associados à cirurgia, desde as consultas até os medicamentos pós-operatórios. Não fique com vergonha de perguntar quais opções de pagamento estão disponíveis, isso te ajuda não só a garantir que você possa pagar pela cirurgia sem nenhuma surpresa desagradável, como ainda sem comprometer sua saúde financeira. 

Como posso entrar em contato com você ou sua equipe em caso de emergência após a cirurgia?

Saber previamente como entrar em contato com o médico ou sua equipe em caso de emergência após a cirurgia é extremamente importante, afinal você precisa garantir que vai ter todo suporte que precisa não apenas durante, mas também depois do procedimento.

Com que frequência são as consultas, após a cirurgia?

Saber por quanto tempo o médico irá fazer seu acompanhamento pós-cirúrgico te dá mais segurança e também ajuda a programar sua agenda e rotina para consultas futuras.

Vale lembrar que você não precisa se limitar apenas a essas questões, toda e qualquer dúvida que tiver deve ser respondida pelo seu Cirurgião, de forma objetiva e transparente, e as consultas são o melhor espaço para isso!

Agora que você já sabe o que perguntar na sua consulta, conheça mais sobre alguns procedimentos.

Caso tenha alguma dúvida, deixe sua pergunta aqui.
Ou entre em contato:

Veja também:

Anterior
Próximo